A Turma do Pererê.doc : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Turma do Pererê.doc

 A Turma do Pererê.doc - filme brasileiro

Há sessenta anos, Ziraldo marcava a história dos quadrinhos brasileiros lançando a turma do Pererê. Primeiro eram tirinhas na revista O Cruzeiro, mas logo eles ganharam uma revistinha em quadrinhos própria, colorida, algo inédito no mercado brasileiro.

Além do Saci Pererê, a turma da “Mata do Fundão” era formada pelo índio Tininim, a onça Galileu, o coelho Geraldinho, o jabuti Moacir e o macaco Alan. Outros personagens eram recorrentes como o Compadre Tonico Macedo que vivia tentando caçar Galileu e, depois, outras surgiram na turma como a indiazinha Tuiuiú e Boneca.

 A Turma do Pererê.doc - filme brasileiroO documentário de Ricardo Favilla busca recontar essa história através de depoimentos diversos, em uma linguagem simples e padrão, mas que traz também algumas intervenções gráficas com trechos dos quadrinhos narrados ou cenas da série para televisão que passava na TVE Brasil no início dos anos 2000.

O principal mérito da obra é resgatar a memória dessa turma analisando através dos depoimentos e exemplos o pensamento progressista dos quadrinhos que já falava em ecologia, direitos dos animais e respeitos aos povos indígenas através de uma linguagem irônica que acaba sendo pouco acessível, como aponta um dos entrevistados.

 A Turma do Pererê.doc - filme brasileiroÉ curioso refletir sobre o formato das revistas em quadrinhos que, para o censo comum do brasileiro, seria destinado ao público infantil. Os famosos gibis coloridos tinham menos aceitação entre o público adulto que as tirinhas em preto e branco dos jornais. As historinhas, então, apesar de trazer uma linguagem com camadas sobre questões políticas e sociais, acabam sem atingir seu público.

Entre os depoimentos, destaca-se a participação de Maurício de Sousa, que trabalhou com Ziraldo em seu início de carreira, desenhando a Turma do Pererê. Trazer as curiosidades da relação das duas principais referências dos desenhos infantis brasileiros enriquece a experiência, em especial se compararmos as trajetórias de ambos, vendo que Maurício de Sousa conseguiu construir uma estrutura empresarial delegando a criação, enquanto Ziraldo permaneceu apegado ao processo, não conseguindo dar conta das demandas do mercado.

Ainda que não inove na linguagem, nem mesmo se arrisque nas passagens e reconstituição da história, A Turma do Pererê.doc tem méritos por resgatar a obra e sua importância para a cultura brasileira, apresentando-a às novas gerações e reforçando que a obra de Ziraldo não se resume ao Menino Maluquinho.


A Turma do Pererê.doc (A Turma do Pererê.doc, 2019 / Brasil)
Direção: Ricardo Favilla
Roteiro: Ricardo Favilla
Duração: 77 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.