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Balanço Panorama 2019 - Competitiva Baiana
Balanço Panorama 2019 - Competitiva Baiana
Em tempos de incertezas e questionamentos sobre a cultura local, foi muito bom acompanhar de perto a Competitiva Baiana do XV Panorama Internacional Coisa de Cinema. Chama a atenção a variedade temática, a diversidade de gêneros e olhares, além, claro, da qualidade. Acima de tudo, vimos Cinema nas telas do Glauber Rocha.
Os quatro longas da Competitiva não poderiam ser mais diversos. Uma animação, um documentário intimista e dois com temática indígena também bem diferentes entre si. Várias vozes e olhares que construíram sensações diversas. Entre os médias e curtas, a variedade foi ainda maior, tendo filmes de gêneros, experimentais e documentários com linguagens das mais diversas demonstrando que o cinema baiano é mesmo plural.
Entre os premiados, Cinema de Amor foi a unanimidade. O filme de Edson Bastos e Henrique Filho surpreendeu a todos e todas pela honestidade e qualidade com que os dois cineastas se colocaram em tela. Um filme sensível que fala de amor e política com a mesma intensidade, demonstrando que a arte não pode parar.
Esse é o lema também que sempre impulsionou o Cual - Coletivo Urgente de audiovisual. O mais novo curta de Marcus Curvelo levou o prêmio do júri APC e traz uma continuação da saga de Joder, personagem interpretado pelo próprio cineasta que de maneira irônica traduz esse sentimento de apatia e cansaço diante da situação do país. Em especial, no que isso afeta a classe de cineastas.
Ainda que com menos frescor que Mamata, Joderismo nos traz uma elementos criativos, utilizando os poucos recursos disponíveis para construir uma linguagem própria e significados que impactam, como uma casa vazia ao som de uma voz no interfone ou uma música específica em andamento lento em uma imagem de um mar e um pôr do sol. Há uma busca por expressão, quase um grito de socorro, que nos toca na obra de Curvelo.
Já o curta premiado pelo júri oficial, Arco do Tempo de Juan Rodrigues traz uma importante reflexão sobre etnia. Fechando a chamada trilogia “Bichas Pretas” que já tinha Arco do Medo e Arco da Liberdade, a obra traz experimentações de linguagem, construindo significados a partir de performances e imagens simbologias como um pedaço de carne para discutir as visões sobre o corpo negro, mesclando com conversas intensas em uma varanda.
Já o júri jovem premiou o curta Vigia - Um olhar para a morte, uma obra de ação com narrativa não-linear que utiliza as referências de diversos filmes do gênero dos anos 80 e 90, tendo, inclusive uma locadora de vídeo como elemento importante da trama. Dinâmico, utilizando também de ironia, a obra nos envolve e diverte, ao mesmo tempo que traz reflexões.
Menção honrosa do júri oficial e APC, Miúda e o Guarda-chuva é outro destaque da competitiva. Um longa de animação com uma linguagem poética e divertida que foi evoluindo com o passar do tempo, já que vem de uma peça e um curta de mesmo nome de autoria de Paula Lice e Victor Cayres. Os dois co-dirigem o longa com Amadeu Alban, construindo um belo resultado que fortalece o cenário da animação no país.
Tudo isso demonstra que o cinema baiano está mais vivo do que nunca e nos inspira a continuar. Afinal, como o Superoutro de Edgard Navarro, símbolo dessa edição, nosso dever é voar.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Balanço Panorama 2019 - Competitiva Baiana
2019-11-23T08:30:00-03:00
Amanda Aouad
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